Horta Vertical em apartamento: Como Cultivar

Introdução

Se você mora em um apartamento pequeno e tem vontade de cultivar seus próprios temperos e alimentos, além de ter um cantinho encantador para relaxar, então, você não pode deixar de cultivar uma horta vertical, pois ela se adapta facilmente em espaços reduzidos.

Cuidar de uma horta em apartamento é divertido e não é difícil, mesmo para quem não tem experiência em jardinagem. Aqui, você aprenderá como planejar a sua horta vertical de maneira a ter um espaço que complementa maravilhosamente a decoração do ambiente, assim, mãos à obra para criar o seu canto verde de inspirações.

Planejamento da sua Horta Vertical em Apartamento

Na minha opinião, uma horta vertical não pode ser resumida em latas ou garrafas plásticas pregadas na parede preenchidas com alguns ramos de plantas ou um caixote apoiado em tijolos cheio de vasos reaproveitados contendo pés de couve ou cebolinhas. Principalmente em apartamentos, uma horta deve cumprir duas funções: produzir alimentos e temperos frescos e compor a decoração do ambiente, criando uma atmosfera que relaxa e traz uma paz incrível. E para você, como deve ser uma horta em apartamento?

Instalar uma horta vertical em apartamentos pequenos exige criatividade e alguns cuidados, por isso é importante um bom planejamento, seguindo as etapas logo abaixo:

  1. Escolher o local apropriado para instalar a sua horta vertical dentro do apartamento;
  2. Selecionar as plantas adequadas;
  3. Escolher a estrutura adequada para montar a sua horta vertical.

Onde instalar a sua horta vertical

Como o espaço em um apartamento é limitado, torna-se um desafio encontrar um cantinho que atenda a todos os requisitos necessários para o sucesso da sua horta. E quais são esses requisitos?

  1. Luz Solar: É importante que as hortaliças e ervas recebam a luz natural durante uma boa parte do dia para que possam realizar a fotossíntese. Porém, caso a luz seja ineficiente, considere utilizar luzes de crescimento.
  2. Temperatura e Ventilação: O local deve possuir uma temperatura ambiente estável, ou seja, nem muito fria e nem muito quente, pois esta condição evita estressar a planta. E mais, é importante o local ser bem ventilado para que se evite acúmulo de umidade e surgimento de doenças causadas por fungos.
  3. Peso e Suporte: Para não haver riscos ou danos, o local onde será instalada a horta vertical deve suportar o somatório do peso das plantas, solo, água e da própria estrutura.
  4. Drenagem Adequada: É importante evitar o acúmulo de água, que pode causar a podridão das raízes e outros problemas à saúde da planta. Portanto, fique atento ao sistema de drenagem eficiente. O local deve oferecer facilidade para instalação de bandejas de drenagem ou sistemas que direcionem o excesso de água para local longe das paredes e pisos, evitando assim, danos e manchas.
  5. Facilidade de Acesso: O acesso à horta deve ser fácil, pois é necessário para a sua manutenção (podas e regas).
  6. Estética e Funcionalidade: O local escolhido deve complementar o design do ambiente e contribuir para a criação de um espaço agradável e convidativo.

Esses são os principais requisitos para escolher um cantinho para a sua horta vertical, portanto, comece a procurá-lo e, se preciso, mude algum móvel de lugar. Afinal, vale a pena cultivar uma bela horta no apartamento, não é mesmo?

Principais características das plantas para se cultivar em uma horta vertical

Chegou a hora de você selecionar as hortaliças e ervas para cultivar em sua horta vertical. Esse é um processo muito divertido, pois, além de exigir alguma pesquisa sobre as plantas, é necessário selecionar plantas que você irá consumir.

A seguir, serão listados alguns fatores que você deverá considerar para escolher as suas hortaliças, ervas e temperos a serem cultivados em sua horta:

  1. Tamanho e Crescimento: Uma boa escolha são plantas que não cresçam muito para as laterais, pois desta maneira não irão ocupar muito espaço. Um exemplo deste tipo de planta são as ervas.
  2. Requisitos de Luz: Escolha plantas que se adaptem à condição de luz interior, como, por exemplo, ervas como o manjericão, cebolinha e hortelã.
  3. Manutenção Baixa: Se você é iniciante na arte da jardinagem, opte por hortaliças que requeiram pouca manutenção, como podas frequentes ou outros cuidados especiais. Exemplos dessas plantas são salsinha, cebolinha, rúcula e alface.
  4. Raízes Curtas: Como o espaço para o aprofundamento de raízes é limitado em hortas verticais, o ideal é cultivar plantas com raízes rasas, como alface, espinafre e morangos.
  5. Resistência a Pragas e Doenças: Como a circulação de ar dentro de apartamentos pode ser limitada, o ideal é escolher plantas resistentes a pragas e doenças, como o tomilho, alecrim, orégano, salsinha, manjericão e outras.
  6. Comestíveis e Aromáticas: Escolha plantas que tenham utilidade na sua culinária ou que exalem um aroma agradável. Um bom exemplo dessas plantas são alecrim, salsinha, hortelã, lavanda e outros.

Escolher o que plantar é um momento divertido. Portanto, liste o que você quer cultivar e depois faça uma pesquisa para verificar se a planta atende aos fatores discutidos acima.

Quais as opções de estrutura para montar a horta vertical

Na construção da sua horta vertical, você deve considerar utilizar estruturas que, além de serem capazes de oferecer uma boa condição para o desenvolvimento das plantas, devem ser bonitas, uma vez que irão compor a decoração do ambiente do apartamento.

  1. Painéis ou Treliças de Parede: Estas estruturas podem ser fixadas à parede e são ótimas para orientar plantas que crescem verticalmente.
  2. Torres de Cultivo: Essa é uma boa estrutura para quem tem pouco espaço no chão e de vez em quando precise remover a estrutura do lugar.
  3. Estruturas Modulares: Excelente para quem quer cultivar a horta vertical aos poucos e com criatividade.
  4. Prateleiras ou Estantes: Esta é uma estrutura ideal se você está buscando por uma solução simples e eficaz, pois permite que várias plantas sejam cultivadas em diferentes níveis.
  5. Sistemas Hidropônicos ou Aquapônicos: Esse é um sistema eficiente porque as plantas são cultivadas sem o uso de solo, apenas em soluções de água rica em nutrientes. Existem muitas estruturas desse tipo projetadas para serem integradas à decoração do ambiente e ainda serem funcionais, uma maravilha!
  6. Pallets ou Paletes Reciclados: Vejo muitas dessas estruturas em jardins verticais econômicos e rústicos. Fique atento para que a madeira do palete seja tratada com produtos químicos não nocivos.
  7. Garrafas de Plástico ou Tubos de PVC: Essa é uma opção bem difundida e barata, do tipo DIY (faça você mesmo). Eu não acho nem um pouco bonita para o interior de um apartamento, mas… você decide!

Seja qual for a estrutura que você escolher para a sua horta vertical, tenha em mente que ela deve ser durável e ter fácil drenagem. Além disso, use e abuse da criatividade para criar um espaço agradável e prazeroso para a prática da jardinagem em seu apartamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima